ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL

Ao investir-se em sustentabilidade, os benefícios vêm de todos os lados.

Mas o que seria mais importante como foco: Economizar o máximo com insumos naturais ou investir em aumento de produtividade?

Pesquisas indicam que 1% de ganho de produtividade é mais representativo do que 100% na redução do consumo de energia, considerando os custos, em geral, de um escritório. Apenas a adequação da iluminação é capaz de gerar um aumento de 7% na produtividade. Quando agregamos um controle mais eficiente de temperatura e ventilação, a melhora na qualidade de vida dos habitantes pode fazer os índices de absenteísmo cair em até 15%, tudo isso traz um aumento na produtividade de até 16%.

Com a finalidade de adequação do espaço aos níveis corretos de luminosidade, aproveitar a luz natural revela-se não só a opção mais saudável, como a mais rentável. O que não significa, simplesmente, abrir as janelas e deixar a luz entrar: O máximo de luz natural deve ser aproveitado sem que isso crie ofuscamento ou eleve a temperatura do ambiente.

Mesmo que o norte seja aumento de produtividade, quando a luz natural é utilizada conscientemente, tem conseqüência direta na redução do consumo de energia. Em primeira instância, implica na diminuição do consumo de luz artificial. Secundariamente, a racionalização da incidência da luz sobre a edificação permite um controle sobre os ganhos de calor gerados, tanto pela luz do sol, quanto pela iluminação artificial, o que resulta em diminuição drástica da exigência do sistema de ares-condicionados.

O Brasil é um país em que bens naturais são abundantes e com a luz não é diferente. Aqui, onde o sol brilha o ano todo, temos, em média, índices de luz natural duas vezes maiores do que em regiões de clima temperado como Europa e EUA, de onde importamos as principais tendências arquitetônicas. De encontro com a postura de sustentabilidade, a busca por soluções de gestão social, ambiental e econômica deve condizer com a comunidade em que se insere e com o uso racional dos insumos. Cerne da arquitetura sustentável, a utilização consciente da luz remete tanto a uso racional da energia, quanto a conforto e qualidade de vida.

Na América do Sul, o primeiro empreendimento a alcançar o certificado de Green Building LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) foi a agência Granja Viana do Banco Real em Cotia, SP. Esta, que é até hoje o único Green Building certificado do Brasil, teve a gerência do projeto de sustentabilidade realizada pela SustentaX – Engenharia de Sustentabilidade, membro do USGBC.

A NewmarEnergia, empresa do Grupo SustentaX, pioneira no Brasil na implantação de projetos de geração em empreendimentos comerciais a base de gás natural e em gestão energética integrada, começa a oferecer, este mês para os escritórios de arquitetura, incorporadores e construtoras, o serviço de Otimização Energética para Edificações com o intuito de fazer com que os seus empreendimentos imobiliários atendam os requisitos de eficiência energética mínima dos critérios de sustentabilidade ambiental. Por meio de simulação computacional a equipe de profissionais altamente especializados em envelope, energia, climatização e iluminação estará ajudando os projetistas a encontrar o ótimo equilíbrio entre custos e eficiência energética. A NewmarEnergia com esse trabalho estará contribuindo para integrar, de forma otimizada, os conceitos arquitetônicos, térmicos, de iluminação e elétricos dos projetos e o cumprimento das metas de conforto ambiental e eficiência energética.

"Estamos dando mais um passo importante para que possamos conceber, construir e operar Green Buildings cada vez com mais produtividade e menores custos. Antes, era comum que as edificações funcionassem como caixas isoladas do mundo. Hoje, os Green Buildings repensam isso, oferecendo conforto, qualidade de vida e integração dos diversos projetos na busca por um empreendimento eficiente. Com a disponibilização para o mercado desta nova ferramenta, somos capazes verificar, sugerir e auxiliar as equipes de concepção com muito mais velocidade, atendendo a uma demanda real pela busca por empreendimentos cada vez mais eficientes com forte impacto na produtividade dos ocupantes” explica Paola Figueiredo, Diretora do Grupo SustentaX e acreditada pelo U.S. Green Building Council (USGBC).

Sobre o grupo Sustentax:

O Grupo Sustentax atua nos setores de gestão energética integrada, engenharia de sustentabilidade, descarbonização e neutralização de gases de efeito estufa GEE e sustentabilidade social empresarial, desenvolvendo de forma integrada o conceito de sustentabilidade

A SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade é uma empresa do grupo que se dedica a projetos de sustentabilidade de empreendimentos, desenvolve o gerenciamento de certificacao de prédios, com base no critério LEED (Leadership in Energy an Environmental Design), criado pelo USGBC (U.S. Green Building Concil).

Eduardo Evangelho Vieira
Comunicação Empresarial - Mídia Especializada

Grupo SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade
Al. Santos, 2223 - 3° andar
01419-002 São Paulo-SP
Tel : +55 11 3062-5031
Fax: +55 11 3062-1910
eduardo.vieira@sustentax.com.br
www.SustentaX.com.br
www.newmarenergia.com.br

Reponsáveis por este Blog
Flavio Motta / Sonia Lobo
Tel: +55 47 3056-7911
e-mail: flavio.lacerda.motta@gmail.com

Nenhum comentário: